Conselheiros participativos monitoram pontos de acesso Wi-Fi em São Paulo

Nesta semana, voltamos a São Paulo para trabalharmos com conselheiros participativos de 3 regiões diferentes da cidade  para monitorar os projetos incluídos no plano de objetivos do prefeito Haddad para o período 2013-2016. Ao invés de se concentrar em projetos específicos para seus distritos, os participantes selecionaram um objetivo que exigiu a instalação de 42 pontos de acesso Wi-Fi gratuitos em toda a cidade. De acordo com o site oficial da Prefeitura, 120 hotspots foram instalados até o momento – superando o objetivo inicial -, mas os participantes relataram ter problemas para se conectar em muitas áreas em seu distrito.
Criou-se uma campanha para verificar a presença de sinal WiFi e sinalização em áreas designadas, se os usuários puderam se conectar à Internet usando a rede e se era necessário se registrar para uma conta para obter acesso.

O grupo viajou para o centro da cidade para monitorar 6 espaços públicos diferentes designados como hotspots WiFi. Embora o grupo tenha constatado que a sinalização e o sinal eram visíveis em todas as áreas visitadas, a qualidade da conexão era incrivelmente irregular. Em muitas áreas, os usuários podiam carregar uma página inicial, mas não podiam navegar, uma vez conectado. Fiel ao objetivo declarado, as contas de registro não eram necessárias para se conectar à rede em qualquer um dos sites que visitamos.
Após a coleta inicial de dados, os conselheiros identificaram vários pontos, incluindo uma avaliação mais detalhada da qualidade da conexão, que eles esperam adicionar à campanha antes de se disseminar para um público mais amplo. A equipe estava entusiasmada com a perspectiva de envolver uma seção transversal muito mais ampla dos residentes da cidade na campanha, devido ao interesse quase universal em garantir Wi-Fi gratuito.
Após o workshop na quinta-feira, nos encontramos com pesquisadores da Universidade Federal de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano (UFABC) que atualmente estão realizando uma avaliação formal de pontos de acesso Wi-Fi para a Câmara Municipal. Estamos ansiosos para conectar os conselheiros com a equipe de pesquisa para ver como eles podem colaborar no lançamento de uma avaliação paralela baseada na multidão usando Promise Tracker