USP e EMEF Rosangela R. Vieira lançam campanha sobre mobilidade ativa e qualidade das calçadas
Em 2021, uma equipe da USP iniciamos o desenvolvimento de uma campanha sobre mobilidade ativa no contexto do projeto “A (in) sustentabilidade nossa de cada dia: serviços, comuns urbanos e ferramentas digitais voltados para a mobilidade na cidade”, do edital “Aprender na Comunidade” da Pró-Reitoria de Graduação da USP.
Esse projeto tem como objetivo articular conceitos, métodos e ferramentas, utilizando o enfoque da sustentabilidade, para abordar a mobilidade urbana sustentável e conta com a participação de docentes e discentes dos cursos de Gestão Ambiental, Gestão de Políticas Públicas e Sistemas de Informação. Através da aplicação de abordagens e práticas de ensino-aprendizagem inovadoras com base na interação universidade e comunidade, foram desenvolvidas algumas atividades extramuros em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profa. Rosangela Rodrigues Vieira, localizada na Zona Leste de São Paulo.
Para explorar possibilidades de uso de ferramentas digitais para coleta de dados baseadas em processos de monitoramento participativo, em 2021, por meio de oficinas de cocriação, com a participação de estudantes e professores da EACH e professores da EMEF, utilizamos a metodologia do Monitorando a Cidade para a construção de uma campanha de coleta de dados para verificação do estado de conservação de calçadas públicas no entorno da escola e sua relação com a mobilidade ativa que é afetada pela qualidade das mesmas.
Nessa campanha, as equipes da USP e da comunidade escolar da EMEF buscam obter dados geolocalizados sobre os deslocamentos no entorno da escola e aliando também aspectos de mobilização social, promoção da cidadania ativa e partilha de conhecimentos entre as pessoas envolvidas.
Um relato dessa iniciativa em curso está no episódio 3 do podcast Sustentabilidade e Mobilidade.
Para conhecer mais, sugerimos o Instagram do projeto.