Uma nova casa para o Monitorando no Brasil
Após 4 anos de desenvolvimento colaborativo sob a guarda-chuva do Centro de Mídia Cívica no MIT Media Lab, o Monitorando está oficialmente se aventurando para estabelecer uma nova casa para o novo projeto. Como o uso da plataforma decolou no Brasil desde seu lançamento em 2015, os membros do Conselho de Governança e usuários ativos sentiram uma necessidade cada vez maior do projeto ter suas raízes técnicas e de gestão mais próximas do coração do projeto e do contexto em que está sendo implementado.
Na discussão sobre possíveis futuras sedes para o projeto, o Conselho considerou a sustentabilidade e longevidade da instituição guarda-chuva, sua infraestrutura técnica disponível e a importância de uma base institucional que respeita e acolhe a pluralidade e a diversidade de pessoas, ideias e opiniões. Esses requisitos foram atendidos pelo CoLab da Universidade de São Paulo que também acumulava a qualidade de ter sido um colaborador fundamental desde as fases iniciais do projeto. Assim o Monitorando continua sediado em uma organização com capacidades de pesquisa e suporte técnico contínuo.
Ao deixar o MIT nesta primavera, continuarei como Líder de Suporte para o Monitorando, fazendo a transição da sua plataforma técnica para os servidores da Universidade de São Paulo e continuando a administrar o processo de desenvolvimento, intercâmbio e visão do futuro do projeto como membro do Conselho de Governança.
O Conselho está muito animado para a próxima fase e acreditamos profundamente que o sucesso e a relevância do Monitorando têm raízes em nosso compromisso coletivo de investir em relacionamentos de longo prazo com colaboradores, em parcerias intersetoriais e em nossa paixão por compartilhar, aprender e crescer juntos para fazer da transformação uma realidade em nosso dia a dia.