Recuperação dos espaços de jogos no Jardim Pantanal

No sábado, retornamos ao Jardim Pantanal nos arredores de São Paulo para realizar uma segunda oficina com líderes da Associação de Moradores, funcionários do Instituto Alana e jovens locais. Nosso objetivo para o dia foi desenvolver uma campanha piloto para a Associação e explorar como o monitoramento pode ser usado para fortalecer o relacionamento do grupo com a Câmara Municipal na defesa de melhorias importantes na área.

Após uma revisão das prioridades da Associação, o grupo decidiu se concentrar em recuperar espaços de lazer na região. Os participantes sentiram que as praças públicas que existia no bairro estavam em extrema necessidade de reparação e várias outras áreas que poderiam ser usadas para atividades locais ou esportivas eram ocupadas ou usadas como lugares para disposição de resíduos dos residentes locais.

Em vez de se concentrar apenas em como avaliar a infra-estrutura desses espaços, os participantes priorizaram o resultado desejado da campanha. O que eles esperavam conseguir através do mapeamento e avaliação desses espaços e para quem eles precisariam conversar para obter os resultados desejados? Através do desenvolvimento das ferramentas e metodologia da Promise Tracker, enfatizamos esse exercício como um que acreditamos ser fundamental para a realização de uma campanha de monitoramento bem-sucedida. Não só o processo ajuda os atores a esclarecer aspectos-chave da questão que eles esperam abordar, mas também leva à coleta do tipo de informação que pode ser mais facilmente atuada por membros da comunidade e funcionários locais. (Para mais comentários sobre este tópico, confira nossa recente publicação de Belém.)

O grupo concordou que seus objetivos de monitoramento eram para:

1) obter uma melhor compreensão do estado dos espaços de jogo atuais;

2) envolver a comunidade local na recuperação e manutenção desses espaços, e

3) obter apoio da Prefeitura para as reformas necessárias para transformar as áreas que consideravam prioritárias. Com isso em mente, a equipe estruturou uma campanha para ver onde a iluminação era funcional e onde deveria ser instalado, quais espaços poderiam ser limpos pelos moradores e onde o grupo precisaria de detritos removidos pela cidade e onde a comunidade pode precisar de ajuda das autoridades na remoção de ocupações informais.

Durante a tarde, realizamos uma coleta de dados de teste em 2 espaços na área para avaliar se o formulário que foi criado funcionaria para a informação que esperava reunir. Nas próximas duas semanas, o grupo estará modificando a estrutura com feedback dos testes iniciais e apresentando a campanha aos residentes locais para obter ajuda com a coleta de dados e obter suporte para esforços locais de limpeza. Uma vez que o mapeamento esteja completo, a Associação planeja apresentar suas descobertas e o resultado dos esforços de limpeza da comunidade para as autoridades locais para solicitar apoio na transformação da primeira dessas áreas em um parque e campo de futebol.