Celebrando todos que moldaram o Monitorando a Cidade ao longo dos anos
Feito a muitas mãos, o Monitorando a Cidade é o resultado de 6 intensos anos de diálogos, de tentativas, alguns acertos e sempre muitos aprendizados. Ao longo de vários estágios de seu desenvolvimento, desde a construção do protótipo até a implementação de variadas campanhas de coleta colaborativa de dados em escala nacional, podemos dizer que o elemento fundamental foram as pessoas trabalhando em rede, pessoas que em sua diversidade cultural, pluralidade de ideias buscaram construir pontes para entendimentos no enfrentamento de questões de interesse comum. Pessoas com postura crítica, mas sempre propositiva.
Deixamos aqui nossos parabéns e nosso muito obrigado para todas as pessoas que participaram de oficinas, workshops, reuniões. Para todas que, mesmo com restrições à tecnologia, buscaram enfrentar limitações de acesso e instalaram e utilizaram a plataforma. Maior agradecimento ainda se destina àquelas pessoas que se frustraram e mesmo assim nos ensinaram a melhorar.
Agradecemos também aquelas pessoas que nos viram como possíveis parceiros em experimentações dentro de sua organização ou movimento. Pessoas de caráter inovador e resiliente que buscam ao mesmo tempo avançar e enfrentar retrocessos democráticos que são observados em vários países no mundo. Essas pessoas tem nossa grande admiração e nos ensinam muito sobre o valor da colaboração, da transparência e da confiança no coletivo.
Agradecimento especial para mestres em variadas áreas do conhecimento e em experiências de vida. Foi uma honra o Monitorando ter sido levado através de suas mãos aos seus alunos. Obrigada por facilitarem processos de aprendizagem e por trabalharem pela compreensão da realidade através da multiplicidade de dados e informações que ela apresenta.
Passaram 6 anos e vivenciamos também perdas e grandes transformações. Agradecemos o privilégio de ter convivido com pessoas muito especiais, que deixaram um grande legado na construção de uma sociedade melhor. Esperamos que seus exemplos sejam a inspiração e força necessárias para o futuro que nos desafia a ter mais coesão social no cuidado ao comum.
Muito obrigada!