Alunos da UFPA levam monitoramento para o ensino médio de escolas públicas

Nas últimas 2 semanas, 98 alunos de Contabilidade Pública da Universidade Federal do Pará (UFPA) visitaram 15 escolas públicas de ensino médio em toda a cidade de Belém para lançar um programa piloto inédito de monitoramento da qualidade da merenda escolar. Nos próximos 2 meses, esta equipe de universitários treinará e apoiará os alunos dessas escolas para documentar diariamente a qualidade das refeições usando o aplicativo Monitorando a Cidade.

O projeto é uma colaboração entre a UFPA, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e o Observatório Social de Belém para testar novos mecanismos de feedback do cidadão para avaliar a prestação de serviços públicos. A merenda escolar tem sido um desafio crônico no Pará e em todo o país, pois eventuais desvio ou mau uso de fundos para alimentação escolar pode resultar em qualidade deficiente e, em alguns casos, ausência de merenda e lanches para os alunos.


Inspirados pelo sucesso de alunos do ensino médio de escolas públicas em Santarém que começaram a usar o Monitorando para documentar a qualidade e consistência da merenda escolar no início de 2016, as 3 organizações começaram a trabalhar com estudantes universitários em agosto para adaptar e trazer o conceito para Belém.

A professora Lidiane Dias de Contabilidade Pública da UFPA e o auditor da CGU Marcelo Morais de Paula, conceberam o programa como uma forma de conectar os universitários, que estudam contabilidade fiscal, às implicações dos conceitos no mundo real e à verificação se bens e serviços chegam às mãos dos cidadãos. Os dados coletados pelos alunos do ensino médio ao longo do piloto de 2 meses serão analisados ​​e integrados em um relatório para a CGU e o projeto será apresentado como um modelo para mecanismos de feedback do cidadão que podem apoiar a supervisão de gastos do governo e programas em outras áreas. Estamos ansiosos para ouvir dos alunos do ensino médio e dos universitários sobre sua experiência e ver para onde vai essa iniciativa!